sábado, 2 de outubro de 2010

JOSÉ CALASANS E OS ESTUDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - IV

Através deste balanço, é possível perceber que os estudos de História da Educação realizados por José Calasans foram feitos como iniciativa individual. Nunes Mendonça e Maria Thétis Nunes receberam amparo institucional através do INEP, do ISEB e da Universidade Federal de Sergipe.
O pioneirismo dos estudos e o esmero com o rigor metodológico de José Calasans, Nunes Mendonça e Thétis Nunes foi o que fez com que eles se transformassem nessa espécie de “Santíssima Trindade” da historiografia educacional sergipana, inspirando teórica e metodologicamente as gerações de pesquisadores que têm trabalhado tomando os seus estudos como fonte. Mesmo se reconhecendo que no caso de Nunes Mendonça este fez História na condição de sociólogo. Do legado desses autores, a herança mais forte é tributária da teoria marxista assumida pelos trabalhos da pesquisadora Maria Thétis Nunes.
Nos estudos de Nunes Mendonça há “uma recorrência a 1930 como explicação para períodos posteriores” , numa delimitação temporal recorrente na historiografia da educação brasileira. Quanto a essa periodização, há uma marcante diferença em relação aos trabalhos de José Calasans e Maria Thétis Nunes que se debruçaram sobre o século XIX.
Os estudos sobre História da Educação produzidos em diferentes períodos e sob distintas perspectivas teóricas por esses três autores contribuíram, seja como estudos historiográficos de valor, seja como elementos de construção de uma memória. Mas, é importante abrir perspectivas para um exame mais aprofundado da natureza, qualidade e tendências dos seus trabalhos, bem como da contribuição dos diversos autores e instituições, analisando-os de per si. Sem a contribuição deles, teria sido muito difícil que ocorresse o que se pode observar em Sergipe a partir da década de 90 do século XX: um grande avanço dos estudos em História da Educação.

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