sábado, 5 de março de 2011

A REMUNERAÇÃO, OS CONCURSOS E ALGUNS PROFESSORES E PROFESSORAS: ASPECTOS DA PROFISSÃO DOCENTE NA HISTÓRIA DE ARACAJU - X

CONSIDERAÇÕES FINAIS


A pesquisa em História da Educação ampliou as possibilidades de estudo a partir da utilização de documentos e fontes não tradicionais. Não apenas a legislação educacional e os relatórios produzidos por governantes e autoridades do ensino, regulamentos, programas de ensino e dados estatísticos constituem um acervo documental legítimo, mas também outros testemunhos e vestígios deixados pelo homem. É legítimo utilizar memórias, diários, cartas, biografias, fotografias, literatura, música, pintura, histórias de vida, depoimentos, anúncios e relatos de festas escolares publicados em jornais e revistas, assim como discursos e outros dispositivos produzidos por homens e mulheres, bem como dicionários biográficos e coletâneas de biografias de personalidades.
No caso dos estudos a respeito da carreira docente na cidade de Aracaju, são muitos os tipos documentais passíveis de utilização. O documento é um instrumento valioso para o historiador, servindo de suporte às interpretações necessárias à compreensão do objeto proposto.
O estudo da carreira docente em Aracaju permite apreender aspectos relativos a instituições, práticas e saberes na cidade. No campo educacional participam das disputas e do jogo as instituições escolares, as associações culturais e profissionais relacionadas com a escolarização, alunos, pais, professores, diretores e autoridades educacionais. O campo educacional que se estabeleceu na cidade de Aracaju foi revelado neste trabalho a partir das relações entre instituições educacionais, práticas escolares e intelectuais da educação. Foi possível perceber a expansão da oferta de serviços educacionais, através do aumento de número de instituições escolares, da qualificação dos intelectuais da educação e de permanentes mudanças nos padrões adotados para as práticas escolares adotados.
Ainda há muito a aprender sobre a administração do ensino e a carreira docente durante os 150 anos da cidade de Aracaju.


BIBLIOGRAFIA


ANDRADE, Maria Rita Soares de. A mulher na literatura. Aracaju, Casa Ávila, 1929.

BARRETO, Luiz Antônio. 100 anos de História Constitucional. Aracaju, BANESE/CNI/SESI/SENAI/IEL. 1992.

BOURDIEU, Pierre. “Algumas propriedades dos campos”. In: Questões de Sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1980.

CALASANS, José. “O ensino publico em Aracaju (1830-1871)”. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Vol. XI. N 20. Aracaju. 1949-1951. p 96-120.

CAMPOS, Guilherme de Souza. Mensagem do Presidente do Estado de Sergipe, Guilherme de Souza Campos. Aracaju, 1908.

CAMPOS. Olimpio de Souza. O Ensino Religioso na Escola Normal. Aracaju. Typ da Gazeta do Aracaju. 1882.

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial; Teatro de sombras: a política imperial. 2ª ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ/Relume-Dumará, 1996.

DANTAS, Manoel Corrêa. Mensagem do Presidente do Estado de Sergipe, Manoel Corrêa Dantas. Aracaju, 1927.

DÓRIA, José Rodrigues da Costa. Mensagem do Presidente do Estado de Sergipe, José Rodrigues da Costa Dória. Aracaju, 1911.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

FRANCO, Cândido Augusto Pereira. 1880. Compilação das leis provinciaes de Sergipe. 1835 a 1880. 2 Vols. Aracaju, 1880.

FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Vestidas de azul e branco: um estudo sobre as representações de ex-normalistas (1920-1950). São Cristóvão, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação/NPGED, 2003a.

. Educação, trabalho e ação política: sergipanas no início do século XX. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2003b. (Tese de Doutoramento em Educação).

FREITAS, Itamar. “A aposentadoria do professor provincial: Sergipe – 1834/1880”. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Anais do XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Pós-Graduação em Educação, 2003c. p. 112-113.

GUARANÁ, Manoel Armindo Cordeiro. Dicionário Biobibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro, Pongetti, 1925.

LIMA, Jackson da Silva. Os estudos filosóficos em Sergipe. Aracaju, Sociedade Editorial de Sergipe, 1995.

LOBO, José Joaquim Pereira. Mensagens do Presidente do Estado de Sergipe, José Joaquim Pereira Lobo. 1920-1922. Aracaju, 1922.

MENDONÇA, José Antônio Nunes. A educação em Sergipe. Aracaju, Livraria Regina, 1958.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A Escola Americana: origens da educação protestante em Sergipe (1886-1913). São Cristóvão, Grupo de Pesquisa em História da Educação/NPGED/UFS, 2004.

NUNES, Maria Thetis. História da Educação em Sergipe. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.

OLIVEIRA, Itala da Silva de. “Pelo Feminismo II”. In: Diário da Manhã. Aracaju, 30 de maio de 1916. Ano VI, nº. 1509. p. 1.
OLIVEIRA, Luiz Eduardo. “Considerações sobre as figuras dos professores régios de línguas clássicas e modernas”. In: Revista do Mestrado em Educação. nº 6. São Cristóvão, julho 2002/janeiro 2003.

PINA, Maria Lígia Madureira. A mulher na história. Aracaju, FUNDESE, 1994.

. “Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro. Uma grande mulher sergipana”. In: Caderno de Cultura do estudante. Ano VII, nº. 7. Aracaju, Universidade Federal de Sergipe, 1987.

SANTOS, Antônio Carlos dos. O Senhor da Velha Guarda: notas acerca do pensamento historiográfico de José Calasans. São Cristóvão, Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, 1999.

SOUZA, João Teles de. Cinqüenta anos de evangelismo. Aracaju, s/ed., s/d.

SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. Escola e memória. Bragança Paulista, Edusf, 2000.

SOUZA, Terezinha Oliva. Impasses do federalismo Brasileiro: Sergipe e a Revolta de Fausto Cardoso. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.

VALADÃO, Manoel Prisciliano de Oliveira. Mensagem do Presidente do Estado, Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão. 20 de junho de 1916. Aracaju, 1916.

VILLELA, Heloísa. A primeira Escola Normal do Brasil. In: NUNES, Clarice. O passado sempre presente. São Paulo, Cortez, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário