terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CHAMADA DE TRABALHOS AO Nº 24 (1º/SEM./2011)

A Revista de Ciências da Educação, articulada pelo Programa de Mestrado em Educação do Unisal juntamente com uma série de outras instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão, abre o processo de chamada de trabalhos para o nº 24, relativo ao primeiro semestre de 2011, com publicação prevista para agosto de 2011.

A data limite para postagem de trabalhos é 19 de abril de 2011.

Em especial, o nº 24 da Revista contará com um Dossiê sobre "Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias", articulado pela Profa. Dra. Renata Sieiro Fernandes, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Americana, e pela Profa. Dra. Margareth Brandini Park, pesquisadora do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas. Os interessados em publicar textos nesse Dossiê devem submeter seus trabalhos utilizando-se das mesmas orientações de formatação e encaminhamento que abaixo são descritos para orientar os interessados em apresentar textos às seções correntes da Revista.

Reitera-se que a Revista de Ciências da Educação conta, desde o nº 19, com uma seção fixa denominada "Educação dos sentidos", um espaço destinado a textos literários e mesmo "expressões artísticas" de diversos formatos com o propósito educativo. Os interessados na publicação de trabalhos nesta seção deverão proceder da mesma forma do que aqueles que encaminham trabalhos às seções correntes da Revista.

Todas as condições para a submissão de trabalhos ao nº 24 da Revista de Ciências da Educação estão descritas abaixo.

REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CHAMADA DE TRABALHOS AO Nº 24 (1º/SEM./2011)



Seguem abaixo informações para orientar os interessados na publicação de trabalhos acadêmico-científicos no nº 24 da Revista de Ciências da Educação.

Desde seu nº 19, a Revista de Ciências da Educação passou a circular com uma nova seção denominada "Educação dos Sentidos", que recebe poesias, contos e outros tipos de manifestações artísticas, que deverão estar em sintonia com a linha editorial desse periódico e serão submetidos ao mesmo processo de avaliação dos demais trabalhos.



DATA LIMITE PARA POSTAGEM DOS TRABALHOS

A data limite para a postagem de trabalhos para o nº 24 da Revista de Ciências da Educação é 19 de abril de 2011.





Dossiê Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias.



Descrição da proposta do dossiê:

A proposta para o dossiê da Revista de Educação do Unisal é a de compilar e apresentar artigos de pesquisadores e educadores que tragam contribuições para se refletir sobre os temas da Educação não-formal/Educação Social/Educação Sócio-comunitária: a Cidade e Metodologias.Cremos que pensar a educação que acontece nas instituições e para além delas é ampliar os contextos educacionais,e para que isso ocorra precisamos incluir a cidade, o espaço público, as praças, o bairro, as ruas como lugares de educação, de sociabilidade, de vivência coletiva, de intervenções, de ações participativas que aliam arte, cultura, política.

As práxis sociais e educativas que acontecem nas instituições e para além delas se constituem de projetos políticos de formação e ação dos sujeitos e para tanto envolvem pedagogias e metodologias educativas. Como a experiência educativa formal é obrigatória e de longa duração, via de regra, ela termina por oferecer parâmetros educacionais para qualquer prática educativa. Tal fato termina por criar a repetição de estratégias de ensino formal que são utilizadas sem maiores reflexões em espaços diferentes daqueles em que se originaram,ocorrência que leva a uma overdose de escolaridade para muitos espaços que se propõem alternativos a esse espaço.

Nosso país há muitas décadas desenvolve trabalhos educativos de cunho não formal, porém faltam registros que possam subsidiar e consubstanciar tais práticas, o presente dossiê pretende focalizar metodologias utilizadas em diversas propostas e socializá-las com o público interessado nesse campo educacional.

Organização: Renata Sieiro Fernandes (pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Social do Unisal, campus Americana) e Margareth Brandini Park (pedagoga, doutora em Educação pela Faculdade de Educação - Unicamp,escritora e pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp)



LINHA EDITORIAL DA REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Articulada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Unisal - Mestrado em Educação Sócio-comunitária - em parcerias com outras Instituições de Ensino e de Pesquisa brasileiras e do exterior, a Revista de Ciências da Educação constitui-se como uma iniciativa para estimular a produção acadêmica dos integrantes da comunidade salesiana de ensino e dos demais Programas de Pós-Graduação em Educação nacionais e internacionais.

Ela abre espaço prioritariamente às produções que versem sobre a educação salesiana, a educação sócio-comunitária e educação não-formal, se é que é possível dividir de maneira tão cabal e formal essas três modalidades educativas.

Dessa maneira, a Revista de Ciências da Educação pretende constituir-se como mediação dialógica entre pesquisadores, acadêmicos e educadores das mais variadas referências teórico-metodológicas e práticas sócio-educativas, pois acredita que esse é o melhor caminho para otimizar a produção acadêmico-científica, condição necessária, mas não suficiente, para qualificar a educação brasileira.

Com periodicidade semestral, a Revista de Ciências da Educação tem edição impressa, mas que pode ser conferida eletronicamente em formato "pdf" (http://www.am.unisal.br/pos/stricto-educacao/revista.asp) e mesmo no formato digital (http://200.206.4.13/ojs/index.php/rce/index).



NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os textos e documentos (no formato impresso e com a respectiva cópia em formato digitalizado - apenas em CD) necessários para a avaliação deverão ser encaminhados ao Editor Responsável pela Revista de Ciências da Educação (Prof. Dr. Marcos Francisco Martins) para o seguinte endereço:

REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

A/C: Editor responsável - Prof. Dr. Luís Antonio Groppo

Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo / Campus Maria Auxiliadora

Avenida de Cillo, nº 3500

Parque Novo Mundo

Americana - São Paulo

CEP: 13467-600

Os textos encaminhados à Revista de Ciências da Educação devem conter entre 20000 e 60000 caracteres com espaço assim editados:

- a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm;

- título e, se for o caso, subtítulo, indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;

- identificação do autor ou autores:

. devem ser enviadas em folha à parte para assegurar o anonimato, acompanhado do título do trabalho;

. devem conter o nome completo do(s) proponente(s) do texto, titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), e-mail, bem como telefone e endereço para contato do Conselho Editorial;

- a primeira página do texto deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo 1300 caracteres com espaço), abstract (em inglês), e entre três e seis palavras-chave e key-words. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e da instituição não devem aparecer nesta primeira página;

- os textos devem ser apresentados em formato "word" (versão 6.0 ou posterior), alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;

- as citações, a composição da bibliografia e as referência devem ser editadas seguindo as orientações do "Guia para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos do Unisal", disponível em http://189.20.51.84/sysportal/imagens/manual2009.pdf;

- eventuais ilustrações e tabelas com respectivas legendas deverão ser apresentadas separadamente, com indicação, no texto, do lugar onde serão inseridas;

- os originais, que não serão devolvidos, deverão ser encaminhados em duas cópias impressas e outra em CD (editor Word for Windows 6.0 ou superior), com texto rigorosamente corrigido e revisado;

- ao autor de artigo aprovado e publicado serão fornecidos, gratuitamente, três exemplares do número correspondente da Revista;

- a Revista de Ciências da Educação reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte;

- os artigos representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista, do Programa de Mestrado em Educação do Unisal, seu mantenedor, ou dos que integram (pessoas ou instituições) o Conselho Editorial.

As dúvidas podem ser dirimidas com envio de e-mail ao Editor Responsável pela Revista de Ciências da Educação Prof. Dr. Luís Antonio Groppo: luis.groppo@am.unisal.br



SOBRE A AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS RECEBIDOS

Todos os trabalhos recebidos, inclusive os da seção "Educação dos sentidos" e do Dossiê, serão submetidos a um par de pareceristas indicados pelo Editor da Revista e pelos organizadores do número 24. Se os pareceres forem divergentes, um terceiro parecerista será chamado a avaliar o texto.

No caso de haver mais artigos do que o número da Revista comporta, o Conselho Editorial opinará sobre os encaminhamentos a serem dados a todos os artigos aprovados pelos pareceristas.



Campus Maria Auxiliadora o Av. de Cillo, 3500 - Pq. Novo Mundo o 13467-600 - Americana - SP

Fone: (19) 3471-9700 o Fax: (19) 3471-9734

Nenhum comentário:

Postar um comentário