sábado, 5 de setembro de 2009

ATO FINAL: A DITADURA VENCIDA III

Um dos grupos mais ativos do partido nessa campanha foi a sua Ala Jovem. Em 1983, a juventude peemedebista articulou um conjunto de atividades que objetivavam fortalecer a campanha das eleições diretas para Presidente da República. Uma reunião realizada no dia 12 de agosto de 1983 serviu para traçar a programação que seria cumprida até o final do ano. A idéia era aproveitar as comemorações da Independência do Brasil, no dia sete de setembro, para fortalecer o debate. Os militantes da Ala Jovem definiram o seu programa de atividades discutindo com o presidente do Diretório Municipal de Aracaju, Rosalvo Alexandre; com o presidente do Diretório Estadual, Nelson Araujo; com o deputado federal Jackson Barreto e o com o vereador Bosco Mendonça. A Ala Jovem intensificou ainda mais a sua atividade, depois que a líder estudantil Tânia Soares, assumiu a presidência do grupo, durante solenidade realizada no dia 15 de outubro de 1983, em solenidade que contou com a participação da deputada federal Cristina Tavares, do PMDB de Pernambuco, e do deputado estadual Luiz Nova, do PMDB da Bahia.
O entusiasmo da Ala Jovem do partido levou a organização de atividades em todos os municípios sergipanos, como a realizada em Própria, a partir da sexta-feira, 17 de fevereiro, quando foi aberto o Primeiro Encontro da Juventude Oposicionista do PMDB no Estado de Sergipe, tendo como principal ponto de pauta a luta pelas eleições diretas para Presidente da República. Na abertura do evento, a presidente da Ala Jovem, Tânia Soares, falou sobre a participação do jovem no processo de redemocratização do país. No sábado, dia 18, o engenheiro agrônomo Manoel Hora, fez uma conferência sobre “A seca e a questão fundiária”, mesmo tema abordado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto da Folha, Manuel Rodrigues. No mesmo dia, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Edvaldo Nogueira, falou sobre “Educação e cultura brasileira”. À noite, após as palestras do presidente da União Brasileira de Vereadores, Ney Campelo, e do deputado estadual pelo PMDB de Alagoas, Eduardo Bonfim, foi realizado um comício.
O Comitê Pró-Diretas organizou toda uma agenda de comícios preparatórios para a grande concentração que aconteceria em Aracaju. Os comícios mais fortes foram realizados em Própria, Lagarto, Itabaiana, Simão Dias, Tobias Barreto e Estância. O comício da cidade de Estância foi realizado no dia 13 de fevereiro, contando com a adesão do então prefeito da cidade, Carlos Magno, filiado ao PDS, além dos deputados estaduais Luiz Machado e Walter Cardoso, ambos também membros do partido governista. Dentre as lideranças de oposição, o vereador Rosalvo Alexandre, o deputado federal Jackson Barreto, a presidente da Ala Jovem do PMDB, Tânia Soares, o procurador geral da República em Sergipe, Evaldo Campos, e o presidente estadual do PT, Marcélio Bonfim. O comício de Própria foi realizado no dia 17 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário