sábado, 12 de setembro de 2009

ATO FINAL: A DITADURA VENCIDA IX

O deputado federal José Carlos Teixeira assumiu a responsabilidade de comandar em Sergipe a luta pela eleição de Tancredo Neves para a Presidência da República, que então era ponto de pauta tão importante quanto o das eleições diretas para presidente. Teixeira organizou um Comitê Pró-Tancredo Neves juntamente com Jackson Barreto, no dia cinco de outubro de 1984, do qual participavam Marcélio Bomfim, Eurico Amado, Jackson Barreto, Maria Luiza de Souza, Acival Gomes e Nilton Vieira Lima, este último representando o PDT, todos sob a coordenação do ex-governador Seixas Dórea. A mobilização para o lançamento do Comitê começou no dia 14 de setembro, quando eles publicaram um manifesto em defesa da candidatura de Tancredo Neves:


"No dia 05 de outubro, a exemplo de outros Estados, Sergipe instalará o Comitê Pró-Candidatura Tancredo Neves.
Dessa forma, os sergipanos se unem a todo povo brasileiro, dando prosseguimento a essa caminhada cívica para o restabelecimento pleno e definitivo da democracia.
É hora da verdade, de dizer basta à minoria palaciana de Brasília que pretende através do indesejável Paulo Maluf, manter-se por mais de seis anos no poder. É tempo do povo como fez na campanha das diretas, ir para as ruas deixar claro para a nação não mais aceitar um governo espúrio, que, desrespeitando a soberania nacional, submete vergonhosamente a Pátria aos interesses dos grupos internacionais.
É hora de apontar, nas ruas e nas praças os malufistas, os políticos de consciência duvidosa, traidores do povo, que pensam mais em suas contas bancárias do que nos legítimos interesses do nosso País.
É hora da articulação definitiva da grande Frente Nacional em prol da eleição de Tancredo Neves, que irá impedir que o Brasil seja assaltado pelo malufismo corrupto e fascista.
O Brasil quer Tancredo para ter eleições livres e diretas, Assembléia Nacional Constituinte, livre organização partidária, liberdade e autonomia sindical, volta do crescimento econômico, renegociação da dívida externa, reforma da BNH e da Previdência Social, programa de emergência contra a miséria, a fome e o desemprego.
O Brasil quer Tancredo Neves para restaurar a dignidade pública, o respeito aos cidadãos e o pleno restabelecimento da democracia.
Por isso é que estamos organizando o Comitê Pró-Candidatura de Tancredo Neves e convocamos a todos os sergipanos para comparecerem a esse ato cívico na Assembléia Legislativa, no dia 05 de outubro, às 20 horas.
Estarão presentes diversas personalidades democráticas da vida nacional e do Estado.Viva o Brasil! Viva a democracia!"[1]

[1] Cf. “Comitê Pró-Tancredo divulga manifesto”. In: Jornal de Sergipe, Ano VII, nº 1.831, 13 de setembro de 1984. p. 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário