segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ATO FINAL: A DITADURA VENCIDA XI

Quando da visita de Paulo Maluf a Aracaju, no dia dois de outubro, algumas lideranças do PMDB organizaram uma manifestação contra o candidato do PDS que se transformou num ato tenso. Da manifestação participaram os vereadores Rosalvo Alexandre e Nathaniel Braia, os deputados estaduais Leopoldo Souza, Laonte Gama e Nelson Araujo, além de líderes estudantis como Edvaldo Nogueira. Alguns manifestantes atiraram ovos e tomates contra Paulo Maluf e outros membros da sua comitiva, desencadeando uma onda de protestos que ganhou repercussão no país inteiro e que a partir daí seria repetida em várias cidades que o candidato do PDS visitou. A manifestou irritou profundamente alguns líderes da Arena de Sergipe, principalmente o deputado estadual Manoel Conde Sobral, atingido por um dos ovos atirados pelo militante Marcélio Bonfim.
Mas, não obstante todas essas pressões, o PMDB, através do Comitê Estadual de Apoio a Tancredo Neves conseguiu manter a população mobilizada, promovendo passeatas em favor do candidato peemedebista à Presidência, com a participação de lideranças políticas como o militante comunista Agonalto Pacheco da Silva e o deputado estadual Nelson Araujo. Além disso, organizou uma agenda de comícios que se intensificou no final do mês de setembro, com a realização de um ato no bairro Santos Dumont, na sexta-feira, 21 de setembro. No final do mês de novembro a agenda de comícios se intensificou a partir do que aconteceu no conjunto Médici, no dia 30 do penúltimo mês do ano de 1984, com a participação do deputado José Carlos Teixeira na condição de principal orador. Nos 15 dias que antecederam o grande comício em defesa da candidatura Tancredo Neves, foram realizados 26 comício em Sergipe, dos quais 14 em Aracaju.
Foram sucessivas as adesões de líderes políticos sergipanos que integravam a base de sustentação do governo: o então vice-governador Antonio Carlos Valadares anunciou o rompimento com o ex-governador Augusto Franco e devolveu ao Governo do Estado de São Paulo a Medalha da Ordem do Ipiranga, que lhe fora concedida, em 1982, pelo então governador de São Paulo, Paulo Maluf. O deputado estadual Walter do Prado Franco Sobrinho, filho do presidente nacional do PDS, Augusto Franco, ingressou no Partido da Frente Liberal e também aderiu. Este tipo de decisão foi seguido logo depois pelos prefeitos Artur de Oliveira Reis (Lagarto), José Everaldo (Poço Verde), Eduardo Marques (Pinhão) e Luiz Alves de Oliveira Filho (Tobias Barreto), bem como pelos deputados estaduais Carlos Alberto de Oliveira e Djalma Lobo, mais dois que trocaram o PDS pelo PFL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário