terça-feira, 20 de julho de 2010

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA PESQUISA HISTÓRICA EM SERGIPE

Até a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, os estudos de História tinham em instituições de ensino secundário como o Atheneu Sergipense e o Colégio Tobias Barreto importantes espaços de discussão. A partir de 1914, no Colégio Tobias Barreto, a cadeira de História Universal e do Brasil tinha como lente o advogado Adolpho Ávila Lima. Após a fundação do IHGS, Ávila Lima integrou o seu quadro de sócios.
Em 1950 foi criada a Faculdade Católica de Filosofia.
O Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe foi instalado no dia 26 de maio de 1969, durante uma reunião realizada à rua Campos, 177, na Sala da Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Chefiado pela professora Maria Thetis Nunes, o Departamento tinha como professores Luiza Maria Gonçalves, Maria de Lourdes Amaral Maciel, Maria da Glória Santana de Almeida, Maria Andrade Gonçalves, Juan José Rivas Pascua e Beatriz Góis Dantas. A partir de então, tal Departamento assumiu a condição de principal locus de produção do conhecimento histórico em Sergipe. Tinha a responsabilidade de manter funcionando também o curso de Licenciatura em História da antiga Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe.
No mesmo ano de 1969, a professora Maria da Glória iniciara uma pesquisa de Levantamento das Fontes Primárias do Arquivo Público de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário