quinta-feira, 8 de julho de 2010

O desenvolvimento do transporte rodoviário permitiu que se construísse no Estado de Sergipe uma rede de estradas que ganharam pavimentação asfáltica a partir da década de 60, depois de confirmada a existência de petróleo no campo de Carmópolis e da instalação da Petrobrás em Sergipe.
Nas primeiras décadas do século XX foi muito grande o impulso dado ao transporte ferroviário com a inauguração, em 1915, da ferrovia Timbó-Propriá, que ligava o Estado de Sergipe do sul ao norte. Em 1912, mesmo antes da inauguração da ferrovia Timbó-Proriá, o trem já operava em Aracaju. A construção da primeira Estação Ferroviária da cidade aconteceu nas proximidades do cais do Mercado, em 1912, ponto no qual, na década de 30, quando da sua visita a Aracaju, desembarcou o presidente Getúlio Vargas. Em 1950, a Estação Ferroviária foi transferida do centro da cidade para o bairro Siqueira Campos. Ali, funcionou até 1970, quando foi desativada.
O serviço de bondes de tração animal da cidade de Aracaju foi criado em 1919. Foram implantados na cidade cerca de 13 quilômetros de trilhos. Cada bonde transportava 20 passageiros. A partir de 1926 começaram a funcionar os bondes elétricos, com veículos importados da Inglaterra, executando o transporte de passageiros entre o centro da cidade e os bairros. Nas décadas de 40 e 50 foram implantadas novas linhas de bondes elétricos, expandindo de modo significativo a malha coberta por esse meio de transporte. Eram seis as linhas de bonde existentes em Aracaju: linha um, ou linha azul – Bairro Industrial, avenida João Rodrigues, Mercado, rua João Pessoa, praça Fausto Cardoso, avenida Ivo do Prado, avenida Augusto Maynard, rua Itabaiana, Bairro Industrial; linha dois, ou linha verde – ladeira do Santo Antônio, Estrada Nova, rua Japaratuba, praça Princesa Isabel, rua Itabaiana, avenida Barão de Maruim, avenida Ivo do Prado, praça Fausto Cardoso, bairro Santo Antônio; linha três ou linha vermelha – bairro Aribé, centro, Oficinas, bairro Siqueira Campos; linha quatro ou linha amarela –centro, praça Princesa Isabel, lateral do cemitério, morro do 28 BC, centro; linha cinco ou bonde circular – rua Itaporanga, avenida Pedro Calazans, praça da Bandeira, avenida Barão de Maruim, rua Arauá, parque Teófilo Dantas, rua Itaporanga. Além destas linhas, havia também o bonde funerário, que atendia os serviços de sepultamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário