sexta-feira, 9 de julho de 2010

ENGENHARIA E HISTÓRIA EM SERGIPE - XVI

Os serviços de bonde de Aracaju foram desativados em 1959, no final do governo Leandro Maciel, quando a cidade passou a ser servida pelos ônibus urbanos, inicialmente apelidados de marinetes . As primeiras linhas implantadas tiveram como empreendedores Oliveira Martins, Firmino Mendonça, Josino Menezes, Marinho Tavares e Lauro Menezes. Circulando inicialmente em Aracaju, os empresários proprietários desses ônibus, gradativamente, estenderam o serviço ligando por esse meio Aracaju a outros municípios e mais tarde implantando linhas interestaduais. Na década de 60, as peruas modelo Kombi, da marca Volkswagen, começaram também a fazer o serviço de transporte coletivo na cidade. O fato desse tipo de veículo haver se envolvido em um grande número de acidentes e causado várias mortes fez com que no final dos anos 70 ele fosse banido. Um importante aperfeiçoamento do sistema foi experimentado na segunda metade da década de 80, com a implantação do Sistema Integrado de Transportes.
Oito anos após a inauguração da ferrovia Timbó-Propriá pousou em Aracaju o primeiro hidroavião, em julho de 1923, sob o comando do piloto Protógenes Guimarães. A partir daí a cidade começou a ser servida por linhas aéreas regulares, com hidroaviões Catalina, da Companhia Condor , que pousavam no rio Sergipe e atracavam nas proximidades da Ponte do Imperador. Cada avião transportava dez passageiros por viagem.
Um outro campo importante que se desenvolveu em Sergipe, principalmente na segunda metade do século XX foi o das telecomunicações. Em Aracaju, a rede de telefonia fixa existe desde 1954. Tal rede foi implantada na capital do Estado a partir de Laranjeiras, primeiro município de Sergipe a contar com uma rede de telefonia, que chegou a contar com 1.500 assinantes. Em 1972, a rede passou à administração da Empresa de Telecomunicações de Sergipe – Telergipe. Mais antiga, a rede telegráfica começou a operar em Sergipe a partir de 1878, através da Empresa Transporte & Correios, que interligou as cidades de Estância, Maruim e Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário